Gostavas de ter uma cintura de vespa? Esquece-te dos snacks!

O excesso de cintura está relacionado com a alimentação baixa em frutas e em carne vermelha, mas que é rica em snacks.
Estes resultados são fruto de um estudo publicado pela American Dietetic Association e elaborado por investigadores do Danish Cancer Society Institute (Instituto de Cancro Danês).
O estudo danês aprofunda no efeito que causam sobre o perÃmetro da cintura um grupo de 21 alimentos e bebidas. A dieta foi analisada durante cinco anos como parte deste estudo em que participaram 22.570 mulheres e 20.126 homes de entre 50 e 64 anos.
As conclusões indicaram que, entre as mulheres associa-se um menor perÃmetro de cintura com uma maior ingestão de carne vermelha, verduras, frutas e lácteos.
O problema é que para além da preocupação estética o predomÃnio de gordura na zona abdominal é um marcador de risco cardovascular. Mesmo é considerado um parâmetro mais sensÃvel que o Ãndice de massa corporal que relaciona o peso com a altura.
Este excesso localizado está ligado, maiormente, a complicações metabólicas e cardiovasculares.
Por outro lado, neste mesmo estudo concluiu-se que a influência de bebidas como o vinho, a cerveja e as consumiciones alcoólicas, entre outras, não é significativa nas mudanças do perÃmetro da cintura.
Escrito por Nerea
Outros post relacionados